A partida entre Juventus e Fiorentina, neste domingo (29), pela 18ª rodada da Serie A, ficou marcada por atos lamentáveis.
Ainda nos primeiros minutos do empate em 2 a 2 no Allianz Stadium, a torcida da Fiorentina entoou cantos racistas contra o atacante Dusan Vlahovic, da Juve.

Os torcedores gritaram “você é um cigano” para Vlahovic, que é ex-jogador da Fiorentina. O atacante sérvio trocou a Viola pela Juventus em 2022 e, desde então, costuma ser alvo de ofensas nos jogos entre os clubes.
Antes do primeiro duelo entre Fiorentina e Juventus com o sérvio como rival, o próprio clube de Florença fez um pedido para a torcida evitar cantos discriminatórios.
O árbitro Maurizio Mariani paralisou a partida aos 5 minutos do primeiro tempo e conversou com os jogadores e os técnicos dos dois clubes. O sistema de som do estádio transmitiu um aviso para a torcida da Fiorentina e o jogo ficou paralisado por cerca de três minutos no Allianz Stadium.
A partida ficou paralisada apenas por alguns minutos e logo foi retomada. Mas o árbitro avisou às equipes que, caso o racismo se repita, ele suspenderia o jogo.
Vlahovic já foi alvo da mesma ofensa
Em 2023, ao menos duas vezes Vlahovic foi alvo de ofensas racistas em jogos na Itália. Uma das ocasiões foi justamente em um jogo contra a Fiorentina, em Florença.
Na outra, em partida contra a Atalanta, em Bérgamo, o sérvio foi chamado de “cigano de m****”. O sérvio marcou o segundo gol da vitória por 2 a 0 da Juve e comemorou fazendo sinal de “silêncio” para a torcida da Atalanta. O atacante foi punido com um cartão amarelo.
Depois, a Atalanta foi punida e teve que atuar em uma partida com um dos setores do Estádio Gewiss fechado.
Fiorentina busca empate com a Juventus
Quando a bola rolou, Juventus e Fiorentina fizeram um jogo movimentado no Allianz Stadium no confronto direto para se aproximar do grupo que se classifica para a próxima Champions League. O time da casa chegou a ficar na frente do placar duas vezes, mas a Fiorentina buscou o empate em 2 a 2 na reta final da partida.
Thuram-Ulien marcou os dois gols da Juventus. Moise Kean, fazendo valer a “lei do ex”, marcou o primeiro gol da Fiorentina – e não comemorou. No fim do jogo, aos 42′, após falha de Cambiasso na origem do lance, Riccardo Sottil marcou um golaço para empatar a partida.
O resultado manteve as duas equipes empatadas com 32 pontos, mas a Fiorentina tem mais vitórias e ocupa a quinta colocação, enquanto a Juventus vem logo abaixo, em sexto. A Lazio, primeiro clube na zona de classificação para a Champions League, tem 35 pontos.
Comments